O meu carrinho
Envie um pedido

Fundação em estrutura de madeira – o que é que justifica tanta atenção dada a este tipo de fundação?

Embora ofereçamos inúmeras opções de fundações para os nossos clientes que compram uma casa de madeira pré-fabricada, uma em particular – a fundação em estrutura de madeira – tem vindo a receber cada vez mais atenção nos últimos tempos.

Poderá perguntar-se: o que é que este tipo de fundação tem de tão especial?
 


O que é uma fundação em estrutura de madeira?

Uma fundação em estrutura de madeira será uma fundação firme e fiável para a sua casa de madeira. Esta estrutura irá ajudar a evitar a entrada de humidade, a assegurar uma boa circulação de ar e a nivelar a base do terreno de construção, sem que tenha de fazer uma fundação em betão. Além disso, irá criar uma plataforma que poderá ser alargada a áreas de terraço ou de esplanada, proporcionando momentos de lazer no exterior.
 


A fundação em estrutura de madeira inclui todas as componentes necessárias para a instalação:

1. Vigas de madeira (44x140 mm)
2. Suporte ajustável
3. Parafusos (4x50 mm)
4. Parafusos (6x120 mm)
5. Membrana em material respirável


As vantagens de uma fundação em estrutura de madeira

Uma fundação em estrutura de madeira pode ser usada como uma alternativa a uma fundação em betão, mais barata ou mais conveniente – é rápida e fácil de instalar, fiável e proporciona uma fundação adequada para uma casa de madeira.

Principais vantagens de uma fundação em estrutura de madeira comparativamente a uma fundação em betão:

• Pode ser deslocada, se surgir a necessidade;
• Permite a construção nos casos em que não é possível fazer uma fundação em betão;
• Económica e acessível (mais barata do que uma fundação em betão);
• Proporciona um fluxo de ar adicional e aumenta a proteção da madeira contra o apodrecimento.

Se por algum motivo a fundação em betão não estiver disponível, ou se pretender uma opção de fundação mais económica, recomendamos que escolha uma fundação em estrutura de madeira, uma vez que esta oferece excelentes qualidades e serve de base fiável para a integridade da sua estrutura.


Quando é que é necessária uma fundação em estrutura de madeira?

Em alguns casos, a fundação em estrutura de madeira é essencial e não uma preferência na escolha do tipo de fundação. A fundação em estrutura de madeira pode ser necessária devido às especificidades do terreno de construção. Esta escolha pode também ser necessária para simplificar as questões legais, por ex., na construção de edifícios de parques de campismo.
 


Avaliação das especificações de construção de uma fundação em estrutura de madeira

Há alguns fatores críticos que tem de considerar ao escolher uma fundação em estrutura de madeira para o seu edifício de madeira. É importante reconhecer que, para garantir a integridade estrutural do edifício, a fundação em estrutura de madeira tem de assentar numa fundação sólida, que pode incluir (mas não se limita a) estas soluções:

• Solo compactado (agregado britado, material peneirado);
• Blocos de betão;
• Pavimento de betão (com uma área mínima de 500 x 500 mm2);
• Estacas (metálicas ou de betão) e outras opções..
 

O fator mais importante a ter em conta ao escolher este tipo de fundação é que o suporte ajustável da fundação em estrutura de madeira tem de ser construído sobre uma fundação robusta e inamovível e não pode ser montado em solo móvel, por ex., relvado, areia ou terra.

Se desejar obter uma avaliação do seu caso individual, não hesite em contactar a nossa simpática equipa de profissionais para obter mais informações sobre a potencial utilização de uma fundação em estrutura de madeira no seu projeto.

Para mais opções de fundações e para saber mais sobre as suas vantagens e diferenças, consulte a nossa página sobre Fundações.
 


Fundação em estrutura de madeira – a escolha mais eficiente para edifícios de campismo

Os proprietários de parques de campismo consideram esta opção de fundação especialmente atrativa, devido à sua instalação simples e preço acessível. Outro fator importante na escolha de uma fundação em estrutura de madeira em vez da tradicional fundação em betão é o facto de ser muito mais custo-eficaz e permitir a construção sobre um solo relativamente irregular. No entanto, sugerimos que avalie cuidadosamente as condições do solo e consulte especialistas antes de escolher esta opção de fundação, uma vez que este é um fator importante a ter em conta no que diz respeito à integridade estrutural do edifício.

Resumindo, uma fundação em estrutura de madeira pode ser uma escolha mais simples e económica em comparação com as suas alternativas, permitindo também que o processo de construção seja concluído muito mais rapidamente e com menos problemas em termos de documentação legal.

Se tiver interesse neste tipo de fundação para o seu projeto e desejar aconselhamento, não hesite em contactar-nos – teremos todo o gosto em prestar-lhe assistência pormenorizada e em esclarecer todas as suas dúvidas. Ligue-nos hoje mesmo: +351300527597

 

Diga-nos qual o produto que procura

Por favor, forneça alguns detalhes sobre o produto que está à procura (a finalidade do seu uso, dimensões, superfície, design, etc.). Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível (geralmente no mesmo dia ou no dia útil seguinte).

*
*