O meu carrinho
Envie um pedido

Impregnação e pintura de edifícios de madeira

Um tratamento adequado da sua casa de madeira desempenha um papel fundamental na sua longevidade. Ao escolher os materiais de impregnação e de pintura corretos para o seu edifício acabado de construir e efetuando uma manutenção regular da estrutura, esta irá manter uma aparência impecável, além de garantir que todas as propriedades funcionais da mesma durarão muito mais tempo.

Neste artigo, os nossos especialistas partilham as dicas práticas mais relevantes para a impregnação e pintura de casas de madeira, garantindo que a sua residência, casa de férias ou edifício de jardim irá durar!

O que fazer e o que não fazer na impregnação de edifícios de madeira

• Aplique uma quantidade generosa de produto de impregnação (seguindo o manual de instruções do fabricante) assim que o edifício de madeira for instalado e depois com regularidade (no mínimo uma vez por ano, dependendo da qualidade do revestimento).

• Garanta que passa uma camada extra nas zonas onde a humidade se acumula com maior facilidade – nas áreas de intervalos das paredes, acabamentos dos suportes das portas e janelas, e nos painéis de vento, por exemplo.

• Nunca aplique produto de impregnação em madeira molhada ou húmida – se a estrutura ficou molhada pela chuva ou outra causa durante o processo de instalação, espere até que seque completamente. Caso contrário, poderá correr o risco de criar bolor na mesma.

• Não deixe de investir na qualidade dos produtos de impregnação e, de preferência, utilize tratamentos à base de óleo para obter melhores resultados.

• Siga as nossas recomendações de produtos de impregnação e proteja a sua construção em madeira do bolor.

• Para garantir proteção contra fatores externos, considere pintar a sua casa com uma tinta resistente à água de boa qualidade.
 

Quando realizar o tratamento?

O tratamento pode ser realizado antes ou depois da montagem do edifício de madeira. No primeiro caso, pode cobrir cada peça separadamente com a máxima precisão, garantindo que todos os lados ficam uniformemente impregnados. Este método demora mais tempo do que aplicar o tratamento após a instalação do edifício ter sido feita; no entanto, pode ser muito mais eficaz.

Na maioria dos casos, o tratamento é aplicado após a montagem da estrutura. É importante ser minucioso neste processo, uma vez que a qualidade do produto acabado depende muito da precisão do tratamento realizado.
 

Como fazer o tratamento?

1º passo: Limpar a superfície
Certifique-se que a superfície da madeira está completamente limpa e seca – limpe todo o pó e sujidade para preparar a fachada para o primer.

2º passo: Cobrir com o primer
Cubra a superfície limpa, polida e seca com uma camada de primer. Espere 24 horas antes de usar um verniz para madeira.

3º passo: Cubra a madeira com verniz
Misture bem o verniz e repita várias vezes ao cobrir a fachada. Aplique a primeira camada com um pincel ou esponja. Aplique a segunda camada apenas duas horas depois (a uma temperatura de 23°C e 50% de humidade do ar - caso a temperatura seja menor ou o nível de humidade maior, pode demorar mais para secar).

Para garantir a excelência do resultado final, certifique-se sempre que utiliza ferramentas de qualidade. É altamente recomendado impregnar o edifício de madeira com um tratamento de alta qualidade antes de revestir com tinta para garantir uma maior longevidade.

Requisitos de qualidade para a pintura

A pintura é outro dos componentes essenciais para tornar a sua construção de madeira ainda mais esteticamente agradável e preservar o exterior de condições climatéricas adversas.

Para evitar a descoloração da fachada e proteger a estrutura das intempéries, recomendamos a escolha de tintas reguladoras de humidade que proporcionam durabilidade e elasticidade e permitem que a madeira respire.

O acabamento de madeira deve aplicar um revestimento de cobertura com uma espessura de pelo menos 170-180 µm.
 

O nosso conselho - Tinta Tikkurila Ultra Classic

No seguimento de quase uma década no negócio de edifícios de madeira pré-fabricados, após pesquisa e avaliação cuidadosa e aprofundada, selecionamos produtos nos quais podemos confiar e recomendar aos nossos clientes devido à sua excelente qualidade e propriedades funcionais.

Sugerimos o uso da tinta avançada semi-mate para madeira, opaca de poliacrilato Tikkurila Classic para a sua construção, que proporciona alta durabilidade e proteção para superfícies de madeira. Esta tinta resistente a rachas, lascas e bolor está disponível em três cores: castanho, amarelo e branco, ou pode optar por uma cor clara para manter a estética natural da madeira. A tecnologia especial garante que a tinta permanece intacta, independentemente das condições climáticas, sem lascar ou rachar com o tempo e permite que a madeira resista a qualquer água ou tensão atmosférica, especialmente chuva forte e raios UV, garantindo a longevidade das nossas construções de madeira.

As estruturas de madeira devem ser devidamente tratadas e a sua manutenção deve ser feita regularmente para manter a sua funcionalidade e aparência estética. Existem algumas dicas para tornar o processo de tratamento de edifícios de madeira mais prático e eficiente. Se precisar de suporte e orientação adicionais durante este processo, não hesite em entrar em contacto com a nossa simpática equipa para um atendimento personalizado - estamos sempre disponíveis para ajudar! Contacte-nos em+351300527597

Diga-nos qual o produto que procura

Por favor, forneça alguns detalhes sobre o produto que está à procura (a finalidade do seu uso, dimensões, superfície, design, etc.). Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível (geralmente no mesmo dia ou no dia útil seguinte).

*
*